SENSORES
E DETECTORES
DETECTORES
A seleção do tipo e local de instalação dos detectores deve ser efetuada com base nas características mais prováveis da conseqüência imediata de um princípio de incêndio considerando-se os seguintes parâmetros: aumento de temperatura, produção de fumaça ou produção de chama, a forma e altura do teto e a ventilação do ambiente, entre outras particularidades de cada instalação.
Detectores de temperatura
Os mais utilizados são:
1. térmicos: instalados em ambientes onde a ultrapassagem de determinada temperatura indique seguramente um princípio de incêndio.
2. termovelocimétricos: instalados em ambientes onde a rapidez no aumento da temperatura (Otemp/ t O) indique inequivocamente um princípio de incêndio.
Detectores de fumaça
São equipamentos utilizados em instalações em tetos planos, ambientes sem condicionamento de ar. Os modelos mais utilizados de detectores de fumaça são:
: : iônicos: utilizados em ambientes onde, num princípio de incêndio, haja formação de combustão, mesmo invisível, ou fumaça, antes da deflagração do incêndio.
: : ópticos: utilizados em ambientes onde, num princípio de incêndio, haja expectativa de formação de fumaça, antes da deflagração do incêndio. Estes detectores funcionam segundo dois princípios: por obscurecimento e por reflexão.